sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


Jan
Atenção. Essa é a principal recomendação para quem pretende entrar no Programa Universidade Para Todos (ProUni), para conseguir uma bolsa de estudo em uma instituição de ensino superior particular. Não comprovar todas informações fornecidas ao Ministério da Educação (MEC) no ato da inscrição, que começa amanhã  e vai até 19 de janeiro pela internet, pode acarretar em problemas na hora da matrícula. “Como a seleção está direcionada aos estudantes cujas famílias possuem baixo poder aquisitivo, muitos candidatos omitem algumas informações na hora da inscrição pela internet na esperança de conseguir uma bolsa, mas eles não sabem que as instituições têm comissões validadas pelo MEC para conferir as informações e exigir a comprovação de todos os dados fornecidos pelo candidato”, explica a professora Nadja Viana, presidente da Associação Baiana de Mantenedores do Ensino Superior (Abames).

Nadja lembra que antes de realizar a inscrição os candidatos devem prestar muita atenção nas regras, todas disponíveis em detalhes no site do ProUni (www.siteprouni.mec.gov.br). O ProUni oferece bolsas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública, mas também para quem estudou em escolas privadas, desde que com bolsa integral. “Se ele fez parte em escola particular e parte em escola pública, ele só tem direito se estudou essa parte em escola particular com bolsa integral. Tem que comprovar tudo dentro dos prazos. Se disser que foi bolsista e depois não comprovar, perde a chance de obter a oportunidade que o programa está dando”, afirma a professora (veja os principais documentos necessários para se inscrever  ao lado). (Correio)


Gracyanne Barbosa faz ensaio de biquíni
Gracyanne Barbosa exibiu mais uma vez suas curvas torneadas em um ensaio. Na tarde desta quinta-feira, dia 12, a mulher de Belo foi fotografada na praia do Pepê, no Rio de Janeiro, usando um biquíni laranja modelo tomara-que-caia. Durante os cliques, ela não economizou nas caras e bocas e ainda tomou água de coco enquanto posava. (Band)
Jan
 
O que muita gente não sabe, e que sofre deste mal, é que o problema das pálpebras caídas não é só estético. Pode prejudicar a visão, portanto, a cirurgia  chamada de blefarotomia, que  faz  a correção, ao ser feita por um oftalmologista, deve ser coberta pelo plano de saúde. E tem mais, no caso de pessoas que possuem a pálpebra inferior caída, ainda podem submeter-se ao procedimento sem corte invasivo. Os detalhes deste tratamento foram explicados pela médica oftalmologista  Mirian Minari Vaz, do Hospital dos Olhos José Eutropio (HOJE). A  especialista afirma que as pálpebras caídas podem prejudicar a visão porque “o excesso de pele provoca o que chamamos de ptose mecânica e com isso deixa aquele aspecto de pálpebras caídas  e olhos fechados. Atrapalhando desta forma o campo de visão lateral e superior”.  Leia mais>>


 Cartórios: Até agora, poucos optaram pela privatização


Balanço parcial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), divulgado no site da instituição, mostra que, dos 1.680 cartórios existentes no Estado, apenas 156 optaram pela privatizaçâo. O número não é definitivo, já que muitos dos que exerceram o direito de mudar o status de servidor público para empresário fizeram a licitação em 9 de janeiro, timo dia do prazo determinado pela Lei 2352/11, e ainda não foram computados.
Por enquanto, dos 156 pedidos de titulares de cartório, 49 foram deferidos, 85 estão sendo investigados por irregularidades de diversos tipos – desde reclamação de clientes a processos mais significativos, cujo teor não é divulgado pelo Tribunal, 20 precisam regularizar a documentação e dois foram indeferidos. (Atarde)



 Dilma quer turbinar PIB com investimento em infraestrutura



O aumento dos investimentos para turbinar a economia é uma das prioridades da presidente Dilma Rousseff em 2012. Para isso, a ordem dada à equipe econômica é tirar do papel, o mais rápido possível, projetos importantes na área de infraestrutura, que ficaram para trás em 2011. O principal exemplo é a concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Campinas. Estão na lista também a nova distribuição dos royalties do pré-sal, a aprovação do código da mineração e o trem-bala.
O pacote de bondades, no entanto, ainda está longe do que o setor privado considera como o mínimo necessário para atender à demanda que o Brasil tem por recursos na área de infraestrutura. Cálculos da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) mostram que o país precisa de, pelo menos, R$ 188,6 bilhões em investimentos por ano até 2015. (OGlobo)


Depois de depor no Congresso, ministro diz contar com confiança de Dilma


 
Em entrevista coletiva após cinco horas de depoimento no Congresso nesta quinta-feira (12), o ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, afirmou que a presidente Dilma Rousseff continua a confiar nele. Bezerra também disse que a exoneração do seu irmão Clementino Coelho da presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi uma solicitação do governo.
 "Para evitar qualquer ruído ou qualquer dúvida, o próprio governo resolveu então solicitar e ele [Clementino] entendeu a situação e pediu, ele próprio, para sair dos quadros da empresa", declarou o ministro. O titular da Integração negou em seu depoimento ter favorecido o seu estado, Pernambuco, no repasse de verbas do ministério. Diversos deputados e senadores da base aliada presentes ao Congresso elogiaram suas explicações e negaram ter praticado "fogo amigo" contra Bezerra. Informações da Folha.



Em lista final de aprovados no Exame da OAB, índice de aprovação sobe; veja

 
A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou na noite desta quinta-feira (12) a lista dos candidatos aprovados no V Exame de Ordem. A relação contém, além dos nomes de candidatos já indicados na lista preliminar, aqueles que entraram com recursos e foram aprovados. Pouco mais de 26 mil dos 108.335 inscritos foram aprovados, ou seja, o índice de aprovação foi de 24%. No exame anterior, o índice de aprovação foi de 15,02%. Para o presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, o crescimento da aprovação revela o maior compromisso e empenho das universidades e estudantes. No entanto, segundo ele, os altos índices de reprovação ainda devem permanecer. "É difícil mudar, pois este é o resultado de uma política que depreciou a qualidade do ensino jurídico no Brasil. Colhemos os frutos que foram plantados". A metade dos candidatos não passou da primeira fase do exame, composta por questões objetivas de múltipla escolha. Cerca de 50 mil candidatos oram aprovados e fizeram a segunda fase no dia 4 de dezembro.
Na segunda fase, os candidatos precisaram redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal ou direito tributário. Quem não foi aprovado poderá fazer o próximo processo de avaliação. O VI Exame de Ordem está com as inscrições abertas até segunda-feira (16). A inscrição custa R$ 200 e pode ser feita no site da FGV Projetos, organizadora do concurso. A prova da primeira fase será no dia 5 de fevereiro, e a da segunda fase será dia 25 de março. Outros exames terão seus editais publicados em abril, agosto e novembro. As informações são do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário