segunda-feira, 5 de dezembro de 2011


Proibição de bisfenol-A em mamadeiras vai a voto em Comissão do Senado

 
Em reunião na próxima quarta-feira (9/12), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado deverá votar, em decisão terminativa, projeto de lei que proíbe a comercialização e a oferta de mamadeiras, bicos e chupetas que contenham bisfenol-A em sua composição (PLS 159/2010). O bisfenol-A está presente no policarbonato, usado na fabricação de mamadeiras e ainda no revestimento interno de latas de bebidas e alimentos. Em setembro último, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da venda e fabricação de mamadeiras que contenham a substância, com base em estudos que apontam riscos à saúde decorrente da exposição ao produto.
De acordo com pesquisas recentes, o bisfenol-A pode causar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e infertilidade, entre outros problemas de saúde. De autoria do senador Gim Argello (PTB-DF), o projeto, que altera a Lei 11.265/06 - que regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância - tem como relator o senador Paulo Davim (PV-RN), favorável à aprovação da matéria, que já recebeu parecer favorável na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).


Sexto a cair após denúncias: Carlos Lupi pede exoneração do Ministério do Trabalho


O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, apresentou neste domingo (4) o seu pedido de exoneração, informou sua assessoria de imprensa. Em seu lugar, ficará interinamente, segundo o Palácio do Planalto, o secretário-executivo da pasta, Paulo Roberto Pinto. Com a saída, Lupi encerra uma trajetória que teve início em março de 2007, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por indicação do PDT, permaneceu no cargo no começo do governo Dilma Rousseff, em 2011. Lupi diz que sofreu "perseguição política e pessoal da mídia". "Tendo em vista a perseguição política e pessoal da mídia que venho sofrendo há dois meses sem direito de defesa e sem provas; levando em conta a divulgação do parecer da Comissão de Ética da Presidência da República – que também me condenou sumariamente com base neste mesmo noticiário sem me dar direito de defesa -- decidi pedir demissão do cargo que ocupo, em caráter irrevogável", informou, por meio de nota à imprensa.
6º a cair após suspeitas de irregularidades
Ele é o sétimo ministro a não completar o primeiro ano do mandato da presidente Dilma, sendo o sexto a cair após denúncias de irregularidades. Antes dele, já deixaram o cargo: Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Nelson Jobim (Defesa), Pedro Novais (Turismo), Wagner Rossi (Agricultura) e Orlando Silva (Esportes). As denúncias contra o ministro Lupi começaram há cerca de um mês, no começo de novembro, quando surgiu a informação de que haveria um esquema de cobrança de propina de ONGs contratadas para capacitar trabalhadores. Em 12 de novembro, reportagem a revista Veja informou que ele teria utilizado um avião alugado por um empresário dono de ONG, que, por sua vez, tem contratos com o Ministério do Trabalho. Até hoje, ainda não foi esclarecido quem pagou pelo avião. Além disso, outra denúncia, de que ele teria trabalhado, durante cinco anos, na Câmara Municipal do Rio e, ao mesmo tempo, seria funcionário-fantasma na Câmara dos Deputados, também complicou sua vida. A Procuradoria-Geral da República diz que acúmulo de cargos públicos, em tese, é crime. (G1)



Intermunicipal: São Francisco do Conde vence Santaluz e fica perto do 1º título
Na tarde deste domingo (4), São Francisco do Conde e Santaluz iniciaram a disputa pelo título do Campeonato Intermunicipal 2011. A largada da grande decisão foi dada no Estádio Municipal de Santaluz.
Mesmo fora de casa, a Seleção visitante se impôs e mostrou que não quer deixar escapar o seu primeiro título na história. Diante da torcida adversária, São Francisco do Conde conquistou o triunfo por 2 a 0 e ficou cada vez mais perto da taça.
No próximo domingo (11), as duas Seleções voltam a se enfrentar no Estádio Junqueira Ayres, em São Francisco do Conde. Na oportunidade, será conhecido o inédito campeão intermunicipal de 2011
fonte:voz da bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário