quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Copa do Brasil muda de formato e promete ficar ainda mais emocionante


Copa do Brasil muda de formato e promete ficar ainda mais emocionante
Vasco venceu a última edição da Copa do Brasil | Foto: Heuler Andrey/Agif/Gazeta
Na coletiva que anunciou o ex-atacante Ronaldo como homem-forte do Comitê de Organização Local da Copa de 2014, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou uma importante notícia para os clubes brasileiros a partir de 2013. A Copa do Brasil segunda competição mais importante do país, mudará de formato e passará a ser disputada entre os meses de março e novembro.
 
Além disso, o torneio, que deverá ganhar mais força com essas alterações, terá a presença de clubes que disputam a Taça Libertadores da América, algo que deixou de acontecer há alguns anos. Essas agremiações entrariam na competição em uma fase posterior, após o último jogo o principal campeonato das Américas.
 
 O que também mudará com essa iniciativa é a classificação para a Copa Sul-Americana. A primeira fase, só com clubes brasileiros, deixará de ser realizada. Quatro representantes do Brasil seguirão para a disputa e a escolha deles não será mais apenas pela classificação da Série A. Eles serão indicados assim que deixarem a Copa do Brasil antes do início da Sul-Americana, de acordo com a colocação que ficou no Brasileiro do ano anterior.

fonte:bahia noticias

 

Porto Seguro: Após ataques, prefeito avalia implantar Guarda Municipal


Porto Seguro: Após ataques, prefeito avalia implantar Guarda Municipal
Após a onda de terror que atingiu Porto Seguro, nesta quarta-feira (30) (ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui também), quando a cidade do extremo-sul baiano foi alvo de ataques de criminosos – que queimaram e depredaram ônibus, roubaram e saquearam lojas e promoveram tiroteios nas ruas – o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade (PSB), estuda tirar o projeto de instalação da Guarda Municipal do papel. De acordo com o socialista, uma norma para instituir a segurança pública civil foi decretada na gestão anterior, sem ser executada. O pânico causado pelos bandidos, entretanto, fez com que o gestor avaliasse implantar, de fato, a companhia. O único temor, segundo ele, é o custo que a medida imporia aos cofres da prefeitura. “Nós vamos tentar, mas temos a preocupação com o limite prudencial, já que precisaríamos contratar pessoal concursado. Mas nós estamos sentindo, cada vez mais, que é necessária a implantação de uma Guarda Municipal em Porto Seguro”, salientou Abade, em entrevista ao Bahia Notícias. A atuação dos agentes municipais é considerada estratégica nas ações de apoio à Polícia Militar no combate à violência.

fonte:bahia noticias

 

Luiz Alberto pede à ANP que proíba atuação da Chevron

Luiz Alberto pede à ANP que proíba atuação da Chevron
Foto: Ivaldo Cavalcante/ Ag. Câmara
O deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) pediu à Agência Nacional de Petróleo (ANP) não só a suspensão, mas a proibição definitiva de atuação da empresa norte-americana Chevron no Brasil, devido ao desastre ambiental ocorrido na Bacia de Campos (RJ), com vazamento de petróleo não cessado totalmente. “Ficou evidente que a empresa mentiu desde o início do acidente, não cumpriu o plano de prospecção e usou equipamento e técnica inadequada para a perfuração. Eles calcularam errado a pressão”, defendeu o parlamentar. Segundo o petista, “é um risco para o país manter a Chevron operando a extração de petróleo”. O pedido à ANP foi feito durante audiência pública, requerida por Luiz Alberto, na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira (30), na qual estiveram presentes representantes da ANP, Ibama, Marinha do Brasil e Polícia Federal. A Chevron, além da multa de R$ 50 milhões, poderá também ter que compensar o Estado pelas perdas.

 



Termo de cooperação permite troca entre Salvador e capital de Cabo Verde

Termo de cooperação permite troca entre Salvador e capital de Cabo Verde
Foto: Divulgação
O prefeito de Salvador, João Henrique, assinou, na tarde desta quarta-feira (30), na sala de reuniões do Palácio Thomé de Souza, o Termo de Cooperação Técnica com o prefeito da cidade africana de Praia, capital de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva. Através da ação, Salvador e a cidade africana podem trocar experiências nas áreas de cultura, educação, tecnologia da informação, finanças, administração pública, combate à sazonalidade turismo e saúde. “Não temos dúvidas de que estamos no caminho certo para resolver nossos problemas sociais. Já busquei exemplos na Europa, mas as culturas são muito diferentes; e pelas semelhanças com Salvador entendo que podemos aplicar em nossa cidade as mesmas ações de sucesso daqui”, afirmou o alcaide de Praia. Durante a solenidade, João Henrique pontuou ações realizadas nos últimos anos para amenizar problemas da capital baiana que ainda são vivenciadas no outro continente. “Implantamos a matrícula informatizada que acabou com as filas nas escolas, o Samu 192, em parceria com o Governo Federal, que presta atendimento de saúde rápido à população”, citou. Em contrapartida, a capital de Cabo Verde irá ampliar a qualificação dos professores da rede municipal em História da África, ao aperfeiçoar a aplicabilidade da Lei Federal 10.639/03 que determina a adaptação do ensino da cultura africana nas escolas públicas. 
fonte:bahia noticias




Caixa vai cancelar contratos irregulares do Programa Minha Casa, Minha Vida


 
A Caixa Econômica Federal está analisando os contratos firmados no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com divergências nas declarações de renda dos contratantes. De acordo com o presidente da Caixa, Jorge Hereda, esse levantamento será concluído ainda em dezembro e os contratos irregulares serão cancelados. "O TCU fez um trabalho importante checando as informações e fazendo o cruzamento. Até dezembro serão checados, um a um, os 8 mil contratos. Caso haja irregularidade, os contratos serão imediatamente cancelados. Além disso, apresentaremos notícia-crime. Essa é a ordem", disse o presidente do Caixa, ao sair de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, na qual um balanço do programa foi apresentado. Também participaram da reunião os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, das Cidades, Mário Negromonte, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.
Hereda disse que o programa segue em um bom ritmo, mas que a ordem da presidenta é acelerar. A meta do governo é cumprir 2 milhões de contratos previstos em quatro anos. A meta para 2011 é contratar 500 mil unidades. No entanto, Hereda informou à presidente que serão contratados 100 mil a menos. Para Hereda, o não cumprimento da meta desse ano não compromete a meta até 2016. O atraso, na avaliação de Hereda, se deve principalmente às mudanças no programa que foram implementadas por Dilma. "Não é um resultado ruim considerando que é o primeiro ano que estamos lidando com mudanças efetuadas no programa". As informações são da Agência Brasil.




Vereadores de Varzedo falam sobre asfaltamento no município




Os Vereadores Vagner Pesada (PSD), Nengo do Braga e Val Nere falaram à RBR na tarde desta quarta-feira (30) sobre o asfaltamento no município de Varzedo.
O vereador e vice-presidente da câmara de vereadores de Varzedo,  Vagner Pesada agradeceu ao deputado Rogério Andrade (PSD) pela humildade ao visitar a cidade e constatação do sofrimento da população de Riacho seco, região da Avigran, que vivia em meio a poeira. Vagner  explicou que o asfalto inicia no final do calçamento e termina 50 m após a Avigran, disse ainda, que esta é uma grande obra, pois beneficia a população livrando-as da poeira e da lama.  O vereador informou que além da contribuição do deputado, a obra teve o apoio do vice-governador, do Secretário de Infra-estrutura Otto Alencar e salientou a importante contribuição de Luiz da Granja que cobrou a execução e acompanhou o desenvolvimento da obra.
Em relação ao abastecimento da água, ele informou que está sempre na cobrança e que algumas localidades já contam com o beneficio, mas em outras comunidades o abastecimento ainda não está regularizado.


fonte: (voz da bahia)



Fátima Bernardes deve deixar o "Jornal Nacional"




A apresentadora Fátima Bernardes, 49, deve deixar a bancada do "Jornal Nacional". A Folha apurou que ela alega cansaço na função. O anúncio pode ser feito em breve. Procurado, o diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, disse em um primeiro momento que não estava ouvindo direito a ligação. Em seguida, sua secretária ligou para a reportagem. Disse que ele estava numa reunião com a cúpula da empresa e que, por isso, não poderia conversar. O diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, também não retornou os telefonemas. Seu secretário disse que ele estava em um compromisso importante e, por isso, incomunicável.
Fátima Bernardes entrou para a TV Globo em 1987. Ela passou pelo "RJTV", "Jornal da Globo" e "Fantástico" antes de assumir o "Jornal Nacional", em 1998, ao lado de seu marido, William Bonner, 48. Ela substituiu Lillian Witte Fibe na bancada. Fátima e Bonner são pais dos trigêmos Vinícius, Beatriz e Laura, que nasceram em 1997. O "Jornal Nacional" entrou no ar em 1969 com Hilton Gomes e Cid Moreira. Em 1972, Sérgio Chapelin passou a dividir a bancada com Moreira. A dupla comandou o programa durante 11 anos. Em 1983, Celso Freitas substituiu Chapelin e formou dupla com Cid Moreira por seis anos, até a volta de Chapelin ao "JN". Em 1996, começaram a comandar o jornal William Bonner e Lillian Witte Fibe.




BA: Para cada mil usuários do SUS existe 1,25 médico, diz pesquisa

 
Uma pesquisa da Demografia Médica no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (30), indica que na Bahia para cada mil pessoas que necessitam dos serviços do SUS existe 1,25 médico. Uma comparação com a rede privada, usada apenas por 11% da população baiana, mostra que o índice sobe para 15,14 médicos para o mesmo grupo de mil pacientes. Em todo o Brasil, o SUS registra quatro vezes menos médicos do que a rede privada. No caso dos planos de saúde, os usuários têm 3,9 vezes mais médicos do que a rede pública.
A pesquisa ainda conclui que as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul possuem número de médicos para cada mil pessoas  em um nível superior ao registrado em todo país. No Nordeste, a razão é de 9,6 médicos por mil pacientes. Os dados foram obtidos junto aos hospitais privados que atendem operadoras de saúde, instituições públicas, filantrópicas, serviços particulares e conveniados. A pesquisa aponta que existe uma tendência da contratação de profissionais prestando serviços para operadoras de saúde, pois é o setor que mais oferece vagas de emprego. (Portal Metrópole)



 Por 65 votos a 7, Senado aprova PEC do Jornalista em 1º turno


Por 65 votos a 7, o Senado aprovou nesta quarta-feira (30), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, que inclui a exigência do diploma de curso superior de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista.A PEC, que tem como relator o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), foi apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e tem parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A votação teve protesto do líder do DEM, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que reclamou por não haver acordo de líderes para votação da PEC. Dentro de cinco dias úteis os parlamentares já poderão votar a matéria em 2º turno.

A PEC é uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que em 2009 revogou a exigência do diploma para jornalistas. Durante 40 anos, o título de bacharel em comunicação foi exigido para jornalistas com base em um decreto-lei da época do regime militar. Depois de passar novamente pelo crivo dos senadores, a PEC será apreciada na Câmara dos Deputados, onde também terá de ser votado em dois turnos. Foto: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário