
A alimentação escolar é um direito do estudante e tem como função a complementação da alimentação familiar, contribuindo no processo de aprendizado e desenvolvimento físico dos alunos.
Dessa forma, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, tem dado atenção especial ao assunto, adotando inclusive, desde 2006, a merenda escolar nutritiva e regionalizada, através do programa Muxima, referência para todo o país. O programa consiste na inclusão de produtos ricos em ferro, iodo e vitamina A, na merenda escolar, comprados diretamente de produtores locais, o que incentiva ainda a economia rural do município. O cardápio diário nas escolas municipais também é cuidadosamente elaborado por uma nutricionista da Secretaria de Educação, visando promover combinações sadias e atrativas para os alunos, focalizando os aspectos da anemia ferropriva, o controle da deficiência de Vitamina A e do iodo na alimentação de crianças.
Segundo uma das coordenadoras do setor de merenda, Leda Lemos, hoje, a merenda escola das escolas de Santo Antônio de Jesus, conta com 53 itens, incluindo alguns industrializados, como carne, frango, achocolatado, margarina, feijão e arroz, entre outros, que passam por inspeções periódicas após a distribuição. "Nós realizamos inspeções periódicas nas escolas, a fim de fiscalizar a higienização e formas de armazenamento dos alimentos, além de prestar orientações quanto aos cuidados de conservação", explicou, informando que, desde ontem, 18 escolas da zona urbana já receberam a merenda, inclusive da Educação de Jovens e Adultos - EJA. "Hoje terminamos de distribuir os itens nas escolas da zona urbana, que são 24, e amanhã distribuiremos na Zona Rural. Porém, alguns itens, como o frango, já foram enviados para todas as unidades escolares", disse ela. Leia mais aqui
Tayala Brito DRT 2304 - Assessora de Comunicação Prefeitura SAJ


Nenhum comentário:
Postar um comentário