terça-feira, 26 de abril de 2011

RESSOCIALIZAÇÃO! A difícil missão dos Presídios no Brasil.

Um grave e sério problema tem sua origem em local, nem sempre lembrado, entretanto, em razão dos indivíduos ali recolhidos por causa das ações criminosas, chama atenção da sociedade para repensar sua finalidade.
No ano passado a sociedade baiana, foi surpreendida pelo fato de uma médica ter sido assassinada por um individuo que portava "autorização judicial" para ausentar-se da unidade prisional destinada a custodiados em regime semi aberto.
A Lei de Execuções Penais (Lei nº 7.210/84 - artigo nº 1º) estabelece que objetivo da execução penal no Brasil, consiste em "proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado". - Assim, em razão do objetivo maior da Lei, algumas reflexões merecem ser feitas.
 No Estado da Bahia, aqui em Salvador, não seria diferente, encontramos uma população carcerária, de jovens originários das camadas sociais mais pobres, marginalizados socialmente, filhos de famílias desestruturadas, que, na grande maioria não tiveram acesso a educação tão pouco a formação profissional, pessoas que já vivem do lado de fora dos presídios em situação de marginalização... Para ler este texto completo, CLIQUE AQUI!



  • Colunista: Prof. Dr. Osvaldo Emanuel - Professor em Direito Penal e Advogado Criminalista.
  •  e-mail: vozdabahia@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário